Câmara Municipal pede esclarecimentos a Petrobrás.

Prefeitura e Câmara se reuniram hoje 28/08 no Paço Municipal com o Gerente Setorial de Meio Ambiente da Petrobras Marcos Vinicius de Mello, o objetivo foi se interar sobre o PEA- Rio (Programa de Educação Ambiental do Rio de Janeiro). O Programa  promove ações que fortalecem a participação das comunidades nos processos sociais e ambientais nas regiões em que se encontram.

– Este Programa é um dos projetos exigidos pelo Licenciamento Federal de Petróleo e Gás no mar, conduzido pela CGPEG/IBAMA com objetivo de minimizar os impactos causados pelos empreendimentos da Petrobrás na Bacia de Santos, explicou o Gerente.   

O motivo da reunião foi à aproximação e participação da Prefeitura de Paraty dos dados recolhidos até agora pelo Programa PEA – Rio. O Vereador Vidal vinha recebendo muitos questionamentos sobre a ação da Petrobrás junto a algumas comunidades costeiras do Município de Paraty.

– Tomei a iniciativa de propor esta reunião na intenção de esclarecer o conteúdo dessas ações e dizer a Petrobrás que precisamos e queremos participar deste relatório final. Sei que a administração anterior não tomou conhecimento dessas pesquisas, mas agora os tempos são outros e podemos contribuir bastante com esses estudos, explicou Vidal.

Marcos Vinicius comentou que se surpreendeu com a organização e vontade de trabalhar dos participantes da reunião e prontamente acolheu no seu grupo de trabalho pessoas indicadas pelas Secretarias de Pesca, Meio Ambiente, Habitação, Cultura e Colônia de Pesca.

Em breve outra reunião será agendada para se discutir pontos específicos do relatório da PEA-Rio:

– Calculamos cerca de 30 a 40 anos para a exploração do pré-sal, portanto temos muito que conversar, conviver e preparar o futuro desta região e de suas gerações, concluiu o Gerente.   




Secretário de Saúde e Vereadores se reunem no Paço Municipal

Em reunião ontem 27/08 no Paço Municipal o Secretário de Saúde Dr. Wanderley prestou esclarecimentos aos Vereadores sobre a pasta, acompanhado de sua equipe fez uma avaliação ampla a partir do início de sua gestão até o momento atual.

– A mais pessimista das previsões não chega aos pés do que encontramos na Secretaria de Saúde quando assumimos. Foi um verdadeiro choque  agravado, no período da transição, pois fomos impedidos de entrar nas unidades de saúde pelo governo que passou, disse Dr. Wanderley.  

O Secretário falou também sobre o momento que pediu a decretação do Estado de Emergência:

– Estávamos vivendo um filme de terror. Além da falta de estrutura, alguns funcionários estavam boicotando as iniciativas que tomávamos. Eu erroneamente achei que com a decretação do Estado de Emergência poderíamos nos equipar e conseguir resolver muitos problemas sem licitação, puro erro, descobrimos que ela também é necessária neste período, esclareceu Dr. Wanderley.

A normalização, segundo o Secretário, está chegando agora com a contratação de médicos e a estruturação do Sistema de Saúde do Município:

– Sei que falta muito para atingirmos o ideal, mas hoje já podemos oferecer um serviço bem melhor e mais confiável. Com o apoio do Prefeito Casé e do Governo do Estado vamos colocando a casa em ordem.

Os Vereadores: Dr. Fernando; Picó; Sanica; Tekinho; Lulu e Vidal questionaram o Secretário sobre diferentes assuntos e receberam a informação de que todos serão analisados e resolvidos. A principal reclamação colocada pelos Vereadores foi com relação ao atendimento que os médicos prestam a população, para eles desatenciosa.

– Neste momento temos uma série de itens que pesam para que os médicos possam receber seu salário integral. São itens de avaliação que os diretores vão computando e analisando. Entre eles esta a assiduidade e um atendimento mais humano, explicou o Secretário.

Ao final do encontro o Secretário revelou que em breve divulgará o Plano de Saúde do Município para os próximos anos. O Vereador Vidal agradeceu e prometeu encontros com os demais Secretários:

– Acredito que isso ajuda a compreensão do que o Prefeito Casé está fazendo nas diferentes pastas de seu governo. Os Vereadores ficam mais informados e as dúvidas se dissipam, comentou o Presidente da Câmara.




Programa da Câmara recebe Secretário da Habitação

O Programa da Câmara de ontem 26/08 recebeu o Secretário de Habitação Pastor Josias que entre outros assuntos falou sobre a importante reunião que vai acontecer no próximo dia 02/09 às 16 horas no salão da Guarda Municipal:

– Vamos tratar do programa Minha Casa Minha Vida Rural, portanto as pessoas que moram nessas localidades devem prestigiar o encontro e tirar suas dúvidas. Os moradores da região costeira também estão incluídos no programa, disse Josias.

Foi confirmada pelo secretário a presença do Prefeito Casé e funcionários da Caixa Econômica que vão explicar como funciona o projeto. Ainda segundo Josias haverá um rigoroso controle na seleção de pessoas que vão ser atendidas pelo programa e também na qualidade das construções.

– Esta prevista a construção de 260 casas que serão alocadas em diversas regiões do Município e essas construções serão acompanhadas de toda a infraestrutura de água, esgoto, asfalto, etc. Completou o secretário.

O Vereador Vidal parabenizou a iniciativa e emprestou todo o apoio da Câmara Municipal de Paraty.

– Aos poucos e com os pés no chão o Prefeito Casé vai colocando a cidade no caminho certo, esta reunião é a prova de que tudo está sendo feito as claras e orientando a população, comentou o vereador.

Também esteve presente ao programa o Cineasta Carlos Alberto Silva , mais conhecido como Dinho, ele é um dos organizadores do IX Festival Brasileiro de Filmes de Aventura, Turismo e Sustentabilidade (FATU).

– O FATU veio para ficar, trata-se de um importante evento que integra nossa população ao mundo do áudio visual. Muitas escolas vão participar do evento e  receberão  orientação para que possam apresentar um curta produzido pelos alunos.  Teremos também a exibição de  filmes em diversos pontos da cidade, explicou Dinho.

O Festival acontece entre os dias 9 e 12 de outubro e tem o apoio da Prefeitura de Paraty. Maiores informações pelo site www.fatu.com.br.




Paço Municipal abriga festa popular.

Com a música do grupo Voz da Natureza de Trindade, foi aberto o Espaço Cachaça e Cultura no Paço Municipal. A programação é inédita e faz parte do XXXI Festival da Cachaça, Cultura & Sabores. Participaram da cerimônia os secretários Ronaldo dos Santos (Cultura), Wladimir Santander (Turismo), o Presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Vidal, representantes da APACAP (Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty), Paulo Eduardo Gama Miranda e representantes da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Houve degustação de cachaça dos alambiques expositores e um cortejo com o bloco Meninos do Pontal e os Assombrosos do Morro, conduziu moradores e turistas pelas ruas do Centro Histórico até a tenda principal do evento:

– A Câmara, ao contrário do eu dizem, está sempre procurando se integrar com a população, os eventos que estão acontecendo no Paço Municipal estão transformando a Casa Lagislativa na verdadeira Casa do Povo e num Centro Cultural. Isso sim é democracia, ao contrário do que afirma a oposição, disse Vidal.




Tarituba se organiza para resolver problemas da comunidade.

Com a proposta de organizar a Praia de Tarituba, aconteceu ontem 31/07 na Escola Municipal da localidade, uma reunião entre a Comunidade e os Secretários Municipais: Rangel (Pesca), Marco Antonio (SEDUMA) e do Presidente da Câmara, Luciano Vidal.

A Comunidade pediu ajuda para resolver a questão dos quiosques e outras construções que estão sendo questionadas pelo Ministério Público:

– Precisamos urgente resolver entre nós os caminhos que devemos seguir e eleger prioridades para a elaboração de um projeto que solucione essas questões. Fora isso, o projeto é importante para que consigamos captar recursos Federais e Estaduais, disse Marco Antonio.

O Secretário da Pesca abordou outros aspectos:

– Temos muitas ações para realizar em Tarituba, acredito que a reforma do cais é fundamental. O flutuante é uma boa opção e já vem sendo adotado em algumas localidades, disse Rangel.

A Prefeitura elegeu Tarituba, Trindade e Praia Grande como áreas prioritárias para definição de metas de atuação:

– Temos que lembrar que obras de urbanização tem prioridade e apoio do Governo Federal, precisamos da população, porque só ela sabe o que realmente é necessário. O Prefeito Casé já está resolvendo as pendências financeiras deixadas pela administração passada e em breve poderemos captar recursos para atender a populações, disse Vidal.

Foi formada uma comissão de seis moradores para participar das reuniões do Conselho da Cidade coordenadas pela SEDUMA: Fabrícia dos Santos; Marcos Reis; Valdir Jesus; João Gama; Vitorino Bulhões; Marcelo Lima