Noite de Mestres no Paço Municipal. Lei de Mestre da Cultura Popular de Paraty.

Em noite de muita emoção e reconhecimento à cultura tradicional de Paraty recebeu um forte incentivo com através da Secretaria Municipal de Cultura que apresentou a Lei de Mestre da Cultura Popular de Paraty. A Reunião Aberta aconteceu no Paço Municipal neste sábado 26/10 e contou com a presença do Prefeito Casé, do Secretário de Cultura Ronaldo dos Santos, do presidente da Câmara Luciano Vidal, além da Secretária de Educação Eliane Tomé e dos Vereadores Tekinho. Sanica, Picó e Lulu.

A Lei terá como objetivo salvaguardar expressões da cultura popular garantindo que conhecimentos possam ser passados de geração em geração. A Lei de Mestre da Cultura Popular se apresenta como uma homenagem e reconhecimento destes mestres na formação do patrimônio cultural da cidade.

O ponto de maior emoção foi à homenagem aos 80 anos de mestre cirandeiro Verino de Barros, outros homenageados foram: Mestre Jarbas (Jarbas Alves de Sousa), Mestre Altamiro (Altamiro dos Santos), Mestre Almir Tã (Almir dos Remédios) e Grupo de Teatro Rosa Carmo Queiroz com o projeto “A cultura caiçara no teatro”.




Recategorização da REJ – Reunião dia 24/10 na Casa da Cultura.

Aconteceu ontem 22/10 a reunião preparatória convocada pela Câmara com as comunidades atingidas pela REJ (Reserva Ecológica da Juatinga), o objetivo foi ouvir essas comunidades sobre a proposta de Recategorização feita pelos Órgãos Ambientais:

– Em primeiro lugar quero falar sobre a forma desrespeitosa com que esses Órgãos tratam a população e por consequência a Câmara Municipal. Eles não explicam o que querem, não informam nada e vão administrando as questões do Município da forma que bem entendem, deixando a população confusa e em alguns casos desunida, afirmou Luciano Vidal.

Os Órgãos Ambientais convocaram as comunidades para uma reunião na Casa da Cultura dia 24/10 às 14 horas onde pretendem apresentar a proposta de recategorização. Segundo Vidal a Câmara já tem a sua posição e vai usar da condição de representante do povo de Paraty para se manifestar.

– Somos contra qualquer tipo de alteração que mude a configuração da APA, já assistimos a esse filme antes, depois ficam sobrepostos uma série de poderes e as pessoas não conseguem mais resolver nada, comentou Vidal.

Participaram da reunião os Vereadores Vidal, Picó, Lulu, Tekinho, Dr.Fernando e Sanica. Moradores de Mamagua e Paraty-Mirim. Todos são contrários à recategorização e estarão na reunião para propor as seguintes medidas:

1 – Consulta Pública sobre a proposta dos Órgãos Ambientais.

2 – Extinção da REJ e das restrições a Paraty-Mirim

3 – Manter a configuração de APA e consulta sobre como vai funcionar a Unidade de Conservação. Sempre obedecendo a Lei 9985/2000 do SNUC.

4 – Manter informadas autoridades Municipais, Estaduais e Federais sobre estas ações.

5 – Impetrar ações jurídicas caso fracassem as negociações com os Órgãos Ambientais.

As Comunidades de Mamangua e Paraty- Mirim compareceram a reunião e se mostraram contrarias a qualquer mudança na atual configuração, também denunciaram ações que estão boicotando as Associações de Moradores.

– Parece que ainda estamos vivendo na ditadura, as coisas são impostas, a cada momento é uma coisa nova. O Povo está cansado e disposto a brigar pelos seus direitos. Um homem não pode valer menos que um sapo ou uma árvore. Os Órgãos Ambientais não conseguem nem cuidar do que tem, veja a situação de Trindade onde eles tiraram as barracas e hoje as praias estão servindo de banheiro público e turismo selvagem, desabafou Catiana, Presidente da Associação de Moradores de Mamangua.




Fórum Paraty em Paz.

 

Fórum Paraty em Paz

 

Quem esteve hoje 18/10 no Paço Municipal teve a oportunidade de participar de um momento histórico da sociedade paratiense: A criação do Fórum Paraty em Paz, que reuniu um conjunto de autoridades jamais visto no Município.

 

Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário, Policia Militar, Policia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Marinha, Defesa Civil, Policia Civil e Religiosos. Todos empenhados na busca de soluções para o crescente aumento da violência em toda a cidade. Diversas autoridades se pronunciaram a favor do Fórum e prometeram trocar informações para, em conjunto, começar a atacar as principais causas dessa violência:

 

– Preciso que a sociedade me diga qual é o meu papel nessa questão, não gosto de soluções impostas, gosto do dialogo e é por isso que estamos aqui ouvindo o que todos tem a dizer, afirmou o Prefeito Casé.

 

O Delegado da Policia Civil Dr. Marcos Antonio foi um dos mais aplaudidos ao afirmar que os problemas sociais, se não forem bem administrados, invariavelmente terminam nas delegacias de policia:

 

– Acho este Fórum uma grande oportunidade para encararmos nossas deficiências de estrutura social. Concentramos muita renda nas mãos de poucos e isso tem influencia direta nas camadas menos favorecidas. Toda essa injustiça acaba na policia. É ótimo que aconteçam eventos como esse para discutirmos abertamente nossos graves problemas, disse o delegado.

 

O Juiz Wiliam do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro compareceu ao encontro e por  orientação superior não quis se pronunciar, mas informalmente achou o Fórum muito oportuno e parabenizou o interesse da sociedade, lotando as dependências do Paço Municipal. 

 

Ao termino do encontro foi eleita uma comissão que vai orientar a sequencia dos trabalhos que culminaram no dia 19/11 com a eleição do Conselho Diretivo do Fórum:

 

. Bernadete Passos – CMDCAP

. Flávia – Educação

. Tainá – Transito

. Dr. Fernando – Vereador

. Eduardo – CMAG

. Maria do Carmo – Promoção Social

. Francinete – Ass. Braços Abertos

. Marli Barros – Proteção a Vida

. Jessé – COMAMP

. José Luiz – Camping do Pontal

 

– Estamos muito contentes com este trabalho, a Câmara e todos os seus vereadores se empenharam ao máximo para que este Fórum cumpra a sua missão de pacificar Paraty. Foi um encontro bastante proveitoso e me sinto orgulhoso por este trabalho, disse o Vereador Vidal autor da Lei 187/2013 que cria o Fórum.




Fórum Paraty em Paz. Audiência pública dia 18/10 das 10 às 14 horas no Paço Municipal.

Aconteceu hoje 11/10 a reunião preparatória para a audiência pública que vai criar o Fórum Paraty em Paz, várias entidades participaram processo que recebeu apoio total da Câmara de Vereadores de Paraty.  A cerimônia acontece dia 18/10 das 10 às 14 horas no Paço Municipal e contará com a presença de várias autoridades do Município:

– É bom deixar claro que não é um evento de cobrança é sim, um grande esforço para promover a paz em nossa sociedade. Muitas organizações estão representadas e o sentido é somar esforços para restaurar a harmonia social que sempre existiu em Paraty, explicou o Vereador Vidal, autor da Lei 1897/2013 que cria o Fórum.

Na ocasião também será homenageado Ernani Cruz, um pioneiro no trabalho junto à sociedade de Paraty. Está prevista ampla participação de professores e estudantes, que assim estarão aceitando a convocação geral intermediada pela Câmara.

– O espírito é o de agregar forças para vencer os desafios que nos aguardam. A Câmara, depois do Fórum instalado, se sente orgulhosa por mais esse dever cumprido em beneficio da Paz social, disse o Vereador Vidal. 




Plano Municipal do Saneamento Básico de Paraty. Dr. Fernando participa dos debates.

A reunião desta quarta 02/10 do Conselho de Saneamento começou com uma boa noticia, Já existem duas empresas que retiram o edital para concorrer à concepção para as obras de Saneamento em Paraty.  Também na abertura dos trabalhos foi desmentida a versão que a empresa Águas do Brasil já havia ganhado a disputa.

– Estamos felizes com a boa receptividade que o projeto despertou, já temos duas empresas e acredito que teremos mais. Sobre as fofocas, elas sempre vão existir, o importante é mantermos a transparência e informarmos amplamente a população, disse Junior Rameck, Secretário de Meio Ambiente.

A SEDUMA prosseguiu com os informes sobre as reuniões que ocorreram em todo o Município e revelou que das 64 propostas recolhidas foram selecionadas 50, que vão formar o relatório final a ser entregue em breve e terá divulgação em toda mídia.

Fechando o encontro foi apresentado um Biodigestor que pode ser usado nas comunidades que não forem contemplados com as obras iniciais de saneamento:

– Já temos 50 milhões de reais garantidos e vamos em busca do restante, portanto, quanto mais informação melhor, estamos ouvindo muitas empresas e entidades ligadas ao saneamento. Queremos estar seguros do passo que vamos dar, completou Rameck.

O Vereador Dr. Fernando esteve presente e sugeriu que a cidade utilize o exemplo de Santos que realizou um ótimo trabalho utilizando profissionais da mais alta qualidade:

– Temos que nos cercar de gente boa e competente, precisamos de um trabalho definitivo. Não há tempo para amadorismo, revelou o Vereador.




Vereador Picó faz mutirão no Coriscão.

Com material cedido pela Prefeitura o Vereador Picó participou dia 22/09 de um mutirão organizado pelos moradores do Coriscão para realizar melhorias na rua que da acesso ao Bairro.

– Fico sempre satisfeito em participar destes eventos, isso serve para aproximar as pessoas. Agradeço ao Secretário de Obras e ao Prefeito Casé, esta comunidade estava sofrendo muito e nem o caminhão de lixo passava mais por aqui, comentou o Vereador.

Ao término da obra foi servido um saboroso churrasco onde o Vereador agradeceu a toda comunidade pela ajuda.