Destaques da 12º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paraty.

REQUERIMENTO Nº 034/15, de autoria do Vereador Luciano de Oliveira Vidal, Solicita ao Governo do Estado, Secretaria de Segurança Pública, Chefia da Policia Civil, Comando Geral da Policia Militar do Rio de Janeiro, a instalação de uma UPP no Município de Paraty

PROJETO DE LEI Nº 026/15, de autoria do Vereador José Benedito de Oliveira, Autoriza o Executivo Municipal a instalar câmeras de segurança e dá outras providencias

A Sessão foi marcada pelo debate das questões relativas ao atentado sofrido pelo Prefeito Casé e suas consequências. Os vereadores concordaram em cobrar das autoridades estaduais medidas que combatam o crescimento da criminalidade no Município:

– Doravante, em todas as Sessões iremos enviar ofícios e cobranças aos responsáveis pela segurança. O Estado tem que ser cobrado e agir com rigor, pois essa é sua função junto ao Município, comentou o Vereador Vidal.

 

REQUERIMENTO Nº  028/15, de autoria do Vereador Benedito Crispim de Alcântara, Solicita a empresa dos Correios informações referente a entrega de correspondência nos bairros Corisco, Corisquinho, Coriscao e Morro do Jacu.

– Alguns bairros distantes e principalmente a região serrana, vem sofrendo com a falta da entrega das correspondências. Isso acarreta inúmeros problemas. Os correios precisam urgente adequar seus serviços as necessidades do nosso Município, comentou o Vereador Picó

 

REQUERIMENTO Nº 029/15, de autoria do Vereador Fernando Pedro Louro, Solicita informações sobre o andamento do projeto “Selo Verde”, bem como da construção da “Ponte sobre o rio Perequê-Açu que liga Roberto da Silveira (escola Pequenina Calixto e Portal das Artes)”

– O Ministério Público pediu que em 40 dias a Câmara e a Prefeitura enviem os documentos referentes a esta obra. Eles irão analisar e decidirão sobre os destinos da construção. Lembrando que gestão passada alegou que a ponte estava concluída, informou o Vereador Vidal.

 

REQUERIMENTO Nº 031/15, de autoria do Vereador Luciano de Oliveira Vidal, Solicita audiência publica com data e horário a serem agendados para tratar de assuntos referentes a educação em nosso Município

 

– É muito importante que se esclareça em que pé está a educação em nosso Município, precisamos saber e ajustar o binômio Saúde e Educação, que sempre tem que andar juntos. Acredito que essa audiência pública vai nos mostrar a real situação de Paraty neste contesto, comentou o Vereador Dr. Fernando.

 

REQUERIMENTO Nº 032/15, de autoria do Vereador Valceni da Silva Teixeira, Solicita esclarecimento sobre o cancelamento cartão de 1 real

– É bom informar a população que o cartão de 1 real não foi suspenso. Houve um recadastramento e o numero de beneficiários caiu de 11 mil para 5 mil. Isso prova que muitos estavam usando indevidamente, prejudicando os cofres públicos. Os casos estão sendo avaliados e acredito que em pouco tempo a questão estará normatizada, esclareceu o Presidente da Câmara, Luciano Vidal.

 

 

 




Destaques da 11º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paraty.

REQUERIMENTO Nº  023/15, de autoria do Vereador Valceni da Silva Teixeira, solicita esclarecimentos sobre a paralisação da reforma da escola de Laranjeiras. 

REQUERIMENTO Nº 024/15, de autoria do Vereador Valceni da Silva Teixeira, solicita esclarecimentos sobre a paralisação do posto de saúde da comunidade Ponta Grossa.

– É necessária uma investigação do Ministério Público para avaliar a real situação dessas empresas. Elas entram nas licitações apresentando preços 30% menores e com isso ganham a obra. Depois alegam problemas financeiros e interrompem os serviços, deixando a população indignada, comentou o vereador Sanica.

– Cabe a nós vereadores começarmos uma movimentação no sentido de desmontar essa estrutura atual de licitação. A gestão pública fica ameaçada e completamente refém desses profissionais em licitação. Acredito que cabe até um movimento social nesse sentido, afirmou o Vereador Dr. Fernando.

REQUERIMENTO Nº 026/15, de autoria do Vereador Luciano de Oliveira Vidal, Solicita que informe aos  presidentes dos conselhos municipais sobre a disponibilidade  de espaço físico oferecido pela Câmara Municipal de Paraty.

– Mais uma vez reitero que o Salão Anexo ao Salão Nobre da Câmara se encontra a disposição da sociedade civil organizada para realizar reuniões e encontros sem nenhum ônus. O salão está equipado e oferece conforto e segurança. Alerto também aos diversos Conselhos que atuam no Município dessa possibilidade, informou o Vereador Presidente Luciano Vidal.

PROJETO DE LEI Nº 005/15, de autoria do Vereador Luiz Cláudio Alcântara da Costa, Dispõe sob re a obrigatoriedade aos estabelecimentos de ensino básico do município de Paraty de divulgarem o índice do IDEB (2ª votação)

– Com isso espero que os pais prontamente tomem ciência da real situação em que a escola de seus filhos se encontra junto ao IDEB( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.), disse o vereador Lulu.

PROJETO DE LEI Nº 017/15, de autoria do Poder Executivo, dispoe sobre o Sistema Municipal de Cultura de Paraty, seus princípios,objetivos, estrutura, organização, gestão, inter-relações entre os seus componentes, recursos humanos, financiamento e dá outras providências.

– Com este projeto de Lei, damos a cultura do nosso Município possibilidade de gerir seus projetos e propostas, comentou Vidal.

A Câmara recebeu a visita do Promotor Dr. Vinicius que veio conversar com vereadores sobre questões diversas.  Representantes de diferentes áreas da cultura também estiveram presentes.




Destaques da 10º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paraty

PROJETO DE LEI Nº 019/15, de autoria do Vereador Luciano de Oliveira Vidal, Declara como patrimônio cultural material e imaterial do Município de Paraty a Festa do Divino Espírito Santo.

– Este Projeto de Lei propõe conferir a Festa do Divino o valor que merece. O Prefeito deve sanciona-la a durante o evento e assim conferir sua real dimensão e importância para o Município, disse o Vereador Vidal, Presidente da Câmara.

 

REQUERIMENTO Nº 016/15, de autoria do Vereador Luis Claudio Alcântara da Costa, Solicita esclarecimento junto à secretaria de saúde sobre a atual situação que se encontra o posto de saúde da localidade do Taquari.

Este requerimento gerou grande polemica no Plenário da Câmara com muitas manifestações de Vereadores:

– O problema não exatamente o posto de saúde do Taquari, mas sim todo o processo licitatório que vem dificultando e muito o trabalho de gestão das questões do Município, comentou Dr. Fernando.

– Não da mais para ficarmos paralisados pelas licitações. Temos várias obras que começam e param o cidadão fica confuso e nós, vereadores, somos cobrados incessantemente, disse o Vereador Sanica.

– Quero dar os parabéns ao Vereador Lulu pelo requerimento e dizer que existem forças agindo dentro da saúde que ficam travando todo o processo, criando num ambiente ruim e moroso. Queremos velocidade, pois se trata do cuidado com vidas humanas. A Câmara vai propor mais agilidade em todo o processo licitatório, afirmou o Vereador Vidal.

 

REQUERIMENTO Nº 019/15, de autoria do Vereador Valceni da Silva Teixeira, Solicita informações a concessionária águas de Paraty, referentes  as obras nas ruas que dão acesso aos bairros Mangueira e Ilha das Cobras.

– Nos bairros nobres a obra é feita e o buraco fechado. No bairro mais carente o buraco é aberto, a obra é feita e demora muito para ser fechado. As pessoas reclamam com razão. Sei que a obra é importante para o Município, mas precisamos de um melhor tratamento para os bairros mais pobres, afirmou Sanica.

 

PROJETO DE LEI Nº 005/15, de autoria do Vereador Luiz Cláudio Alcântara da Costa, Dispõe sob re a obrigatoriedade aos estabelecimentos de ensino básico do município de Paraty de divulgarem o índice do IDEB.

– Sei da dificuldade de muitos pais irem ao colégio de seus filhos verificarem as condições de ensino, portanto quero com esse projeto que fique exposto com clareza o índice alcançado pela escola, comentou Lulu. 




Resumo da 9º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paraty.

Resumo da 9º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paraty.

REQUERIMENTO Nº 017/15, de autoria do Vereador Luciano de Oliveira Vidal, Solicita a possibilidade junto a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro da prorrogação do termo de Convênio nº 04/2011, Projeto Mascaradinhos e Teatro Popular. Na mesma Sessão, membros do Grupo receberam a Moção de Aplauso de todos os Vereadores.

– Importante apoiarmos instituições a ajudam nossos jovens, o Grupo Arteatro faz isso a mais de 20 anos e acredito ser importante que este convênio continue, afirmou o Vereador Vidal.

PROJETO DE LEI Nº 012/15, de autoria da Mesa Diretora, Dispõe sobre denominação de espaço publico anexo ao salão nobre da Câmara Municipal de Paraty (1ª votação).

– Nada mais justo que denominarmos o Salão Anexo da Câmara Municipal, como Salão Vereador Stanlei Porto da Silva. Embora sua passagem tenha sido breve como vereador, sua personalidade amistosa e dedicada conquistou a todos, comentou Vidal.

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 004/15, de autoria da Mesa Diretora, Dispõe sobre a concessão de titulo honorário de cidadão paratiense, definindo as novas disposições para a concessão da honraria (votação única). 
PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 005/15, de autoria da Mesa Diretora, Altera a Resolução 005/93, que dispõe sobre a criação da Comenda Mérito do Inconfidente Salvador Amaral Gurgel, definindo as novas concessões para a honraria (votação única).

– Estas são medidas que tem por objetivo criar um balizamento para que essas honrarias recebam alguns critérios básicos e daqui para frente tenhamos como nos orientar na concessão desses títulos, explicou Vidal.