Destaques da 21º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paraty.

PROJETO DE LEI Nº 039/15, de autoria do Poder Executivo, autoriza o Poder Executivo a contratar operação de alienação de ativos nos termos do previsto na Resolução nº 43/01, com as alterações promovidas pela Resolução nº 2/15 do Senado Federal.

PROJETO DE LEI Nº 040/15, de autoria do Poder Executivo, autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto ao Banco do Brasil S.A e dá outras providências.

– Nos dois projetos percebemos que o Município se prepara para tempos difíceis. A economia mundial anda com muita dificuldade e qualquer possibilidade de um dinheiro extra é bem vinda. Estamos amparados pela legislação federal e seguindo exatamente o que diz a Lei, explicou o Vereador Presidente, Luciano Vidal.

– O Prefeito Casé é um comerciante atento, quando todos os outros municípios estavam gastando ele economizou e pagou as dívidas. Agora ele tem dinheiro em caixa e projeta uma segurança futura, se precavendo de qualquer situação adversa, comentou Dr.Fernando.

Os dois projetos foram aprovados em primeira e segunda votação.

PROJETO DE LEI Nº 042/15, de autoria do Poder Executivo, institui o Sistema Municipal de Licenciamento Ambiental de Paraty – SISLAM, e dá outras providências.

– Com a aprovação deste projeto Paraty assume a condição de gerenciar seus licenciamentos, diminuindo a pressão sobre os Órgãos Ambientais e agilizando as obras fundamentais do Município, disse Vidal.




Destaques da 20º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paraty

Destaques da 20º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paraty

 

Requerimento 077/2015 – DE autoria de todos os vereadores, pede inquérito e pericia judicial para apurar o apagão de sábado dia 15/08 durante a Festa da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty.

– Vamos convocar  para esclarecimentos os responsáveis pela AMPLA  e saber qual a explicação para termos sempre, durantes eventos importantes, apagões de longa duração. Já entrei em contato com o Prefeito que vai pedir ressarcimento dos prejuízos, comentou o Presidente da Câmara, Luciano Vidal.

PROJETO DE LEI 025/15, de autoria do Vereador José Benedito de Oliveira, Institui o dia municipal da reorganização do Centro Histórico da cidade de Paraty/RJ e dá outras providencias (2ª votação)

– Este projeto visa chamar atenção sobre a acessibilidade do Centro Histórico, se propõe a discutir de que forma podemos democratizar essa riqueza histórica.  Uma criança e um idoso, não tem seu direito de circular pela cidade. Precisamos pensar sobre isso, explicou Zé do Chico.

 




Destaques da 19º Sessão da Câmara Municipal de Paraty.

Destaques da 19º Sessão da Câmara Municipal de Paraty.

 

REQUERIMENTO Nº 068/2015 – de autoria do Vereador Celso Luiz Vieira Coelho, Solicita o cumprimento das Leis Municipais 1.844, 1.846/12 e 1.930/13.

– Precisamos urgente fazer cumprir as decisões que tomamos aqui, continuamos a ver inúmeros animais soltos pelas ruas e nada é feito. Hoje sabemos que podemos contar com ONGs que prestam uma série de serviços nesta área de controle de animais, temos que agir para controlar a procriação descontrolada, afirmou o Vereador Tekinho.

REQUERIMENTO Nº 069/15, de autoria do Vereador Luciano de Oliveira Vidal,  Solicita estudo de viabilidade técnica a uma universidade com experiência na área ambiental para implantação de uma unidade de conservação  na região do 2º distrito entrelaçando a baía de Paraty. 

REQUERIMENTO Nº 070/15, de autoria do Vereador Luciano de Oliveira Vidal, Solicita informações a SOS Mata Atlântica e a Associação Cairuçu, referente ao fundo Juatinga-Cairuçu, que apoiará área de proteção ambiental Cairuçu.

– Ambas as ações dizem respeito à preparação do Município para lidar com as questões ambientais. Precisamos ter autonomia e maior independência frente às imposições dos Órgãos Ambientais que atuam em nossa cidade, disse Vidal.

REQUERIMENTO Nº 071/15, de autoria do Vereador Fernando Pedro Louro, Solicita informações referente à categoria de Auxiliar de Enfermagem em relação à Lei Complementa 05/13.

Uma comissão de auxiliares enfermagens esteve na sessão para acompanhar a apreciação do requerimento.

– Cometemos um erro aqui na Câmara e agora temos que corrigir. Votamos e deixamos os auxiliares de enfermagem sem seu reajuste, agora precisamos que o Prefeito repare essa terrível injustiça enviando uma emenda para cá e nós a votaremos o mais breve possível, explicou Dr. Fernando.

– Minha indignação é que o Sindicato só pensa nos professores e esquece as demais categorias. Esta semana vou agendar uma reunião com o Prefeito e os demais Vereadores para analisarmos a questão, explicou Vidal, Presidente da Câmara.

JM




    Destaques da 18º Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paraty.

    ~~Na primeira Sessão Ordinária depois do recesso parlamentar o Plano de Cargos e Carreiras do Município ocupou grande parte da atenção dos Vereadores:

    REQUERIMENTO Nº 062/2015 – de autoria de todos os Vereadores,  solicita informações sobe o impacto orçamentário e financeiro do PCCV do Magistério, que se  encontra-se tramitando nesta Casa de Leis.
    – É de vital importância que façamos um estudo minucioso do impacto que o reajuste dos servidores pode causar as contas do Município. Não podemos ser irresponsáveis e fazer as coisas por imposição do sindicato, explicou Vidal.
    – Não concordo que façamos um plano apenas para o magistério. Vamos estudar um para todas as categorias, comentou o Vereador Sanica.
    Os Vereadores também protestaram quanto ao tratamento recebido por ocasião da inauguração de obras na praia do Sono no dia 19/07:
    – Foi uma enorme grosseria o que aconteceu com o Vereador Sanica, Tekinho e eu na praia do Sono. Nenhum de nós teve direito a palavra, inclusive quando fomos atacados em público. Eu que participei da negociação com a Fiocruz não pude explicar a nada a população, desabafou Dr.Fernando.

    Outro assunto importante foi o boicote do Cond. Laranjeiras a passagem de moradores da região.

    REQUERIMENTO Nº 064/15, de autoria do Vereador Benedito Crispim de Alcântara, Solicita informações referentes à proibição de passagem de materiais de construção por dentro do  Condomínio Laranjeiras.
    – Isso acontece em época de férias escolares, os administradores dificultam a passagem de moradores e seus materiais. Precisamos de uma reunião que coloque um ponto final nessa questão, os moradores não podem ser mais penalizados, afirmou Picó.

    REQUERIMENTO Nº 065/15, de autoria do Vereador José Benedito de Oliveira, Solicita informações: qual motivo que a estação de tratamento de água que está exposta em frente a Águas de Paraty não foi instalada para suprir  as necessidades de água tratada e ainda colocaram uma cerca em volta causando uma impressão negativa. Qual o motivo do abandono dos serviços de Saneamento Básico em nossa cidade, pois o mesmo encontra-se parado com as ruas abertas e não foram feitos os reparos necessários e nem sequer foi apresentado ao ETE.
    – Nós Vereadores somos cobrados diariamente sobre essas questões e não sabemos responder. Seria uma boa medida a empresa Águas de Paraty produzir um boletim informativo mensal e distribuir aos Vereadores, disse Zé do Chico.
    – Precisamos de mais esclarecimentos da empresa, sabemos que a obra não vai parar, mas precisamos das informações atualizadas, afirmou Vidal.

    REQUERIMENTO Nº 067/15, de autoria do Vereador José Benedito de Oliveira, Solicita informações, qual o motivo que só foi a drenagem na boca da barra do Pontal, sendo que outros lugares também necessitam com urgência, locais como: rio Matheus Nunes, rio Pereque-Açu, Canal do Caborê próximo a Ponte Nova, Canal do Cais Pesqueiro, Cais Pesqueiro, Jabaquara, etc
    – A época da seca está indo embora e a manutenção da dragagem de nossos rios não foi feita. Precisamos que a Secretaria de Meio Ambiente aja nesse sentido para evitarmos inúmeros problemas, disse Zé do Chico.
    Representantes dos moradores do Pontal estiveram no início da Sessão pedindo a remoção da casa de velório do bairro. O Vereador Vidal agendou para amanhã dia 04/08 uma reunião com o Prefeito para conversar sobre a questão.