Destaques da Terceira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paraty.

REQUERIMENTO Nº 006/16, de autoria do Vereador Celso Luiz Vieira Coelho, Solicita  cumprimento das Lei Municipais 1844 e 1846/12, e 1930/13. 

– Precisamos urgentemente dar uma solução para um problema que se perpetua em nossa cidade que é a questão do grande número de animais soltos em nossas ruas. Isso é uma fonte de doença além de causar uma péssima impressão para uma cidade turística. Temos que enfrentar este problema de uma vez, venho há anos pedindo por isso, afirmou Tekinho

– Apoio este requerimento e me confesso cansado de tentar fazer os responsáveis por esta área se entender. São ONGs, particulares, amantes de animais que reagem a qualquer iniciativa com inúmeros questionamentos. Eu sou partidário de que todos são responsáveis pelos seus animais, se amamos cuidamos, o poder público não pode ser culpado por ações de pessoas inconsequentes, disse o Presidente da Câmara, Luciano Vidal.

REQUERIMENTO Nº 007/16, de autoria do Vereador Fernando Pedro Louro, Solicita informações sobre a Dengue no Município de Paraty.

– Para agirmos precisamos ter clareza na visão do que está realmente acontecendo. Sabemos que a situação é grave e exige ações enérgicas para seu combate, porem temos que conhecer a real situação, sem alarmes, mas precisamos saber o que esta acontecendo, comentou Dr. Fernando.

REQUERIMENTO Nº 009/16, de autoria do Vereador Luciano de Oliveira Vidal, Solicita informações a direção dos colégios estaduais inseridos no Município de Paraty, tais como CEMBRA, CIEP DOM PEDRO I E ALMIRANTE ALVARO ALBERTO, referente a existência de vagas de alunos em espera  para serem matriculados no ensino médio da rede publica estadual.

– Estamos tendo muitas reclamações de ausência de vagas para o ensino médio em nosso Município, sabemos que é competência do Governo Estadual suprir esta demanda, vamos averiguar o que realmente está se passando, disse Vidal.

– Não quero me precipitar, mas acho muito estranho o que está acontecendo. Pra mim parece uma manobra favorecendo as escolas particulares. Vamos investigar e ver o que realmente acontecendo, declarou Tekinho

– Conversei com algumas pessoas que pediram para que não fossem identificadas. O fato é que o problema parece estar nas informações que saem de Paraty para a Secretaria Estadual. Não temos certeza de nada, mas vamos apurar isso direitinho, esclareceu o Vereador Lulu. 




Destaques da Segunda Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paraty

Destaques da Segunda Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paraty

O Ponto alto da 2º Sessão foi a aprovação em primeira votação dos quatro Projetos de Lei que regulamentam, o Sistema Municipal de Cultura de Paraty, a implantação do Projeto Luz para Todos, o Conselho Municipal de Segurança Pública do Município de Paraty e a prestação de serviços públicos municipais de transporte coletivo:

PROJETO DE LEI Nº 005/16,  de autoria do Poder Executivo, que regulamenta a prestação de serviços públicos municipais de transporte coletivo, na forma do Inciso V, do Artigo 30 da CF/88 e consoante às normas gerais estipuladas pela Lei Federal de Concessões e Permissões de Serviços Públicos – Lei Federal 8.987/95, bem como regulamentando o Título VII, Capítulo I dos Transportes, da LOM de Paraty, Estado do Rio de Janeiro. (1ª votação)

– Agora com este projeto de Lei o governo pode organizar os serviços públicos de transporte. Antes os fiscais não podiam fazer nada, nem multar as empresas. Agora podem não só cobrar como também fiscalizar horários, condições dos veículos, etc. Este é um avanço enorme, comentou o Presidente da Câmara, Luciano Vidal.  

PROJETO DE LEI Nº 004/16, de autoria do Poder Executivo, Institui servidão administrativa em todas as propriedades/áreas necessárias à implantação do Programa Nacional de Universalização do Acesso e uso de Energia Elétrica – Luz Para Todos, instituído pelo Decreto Federal nº 4873, de 11 de novembro de 2003, no Município de Paraty e dá outras providências. (1ª votação)

– Precisamos acabar com esse negócio de uma pessoa só prejudicar dezenas de famílias. É um absurdo que o projeto de Luz na costeira tenha que ser paralisado porque um egoísta não quer que os postes passem por suas terras. Este projeto vai devolver a justiça às comunidades, disse o Vereador Sanica.

PROJETO DE LEI Nº 003/16, de autoria do Poder Executivo, Institui o Conselho Municipal de Segurança Pública do Município de Paraty – RJ – CONSEG e dá outras providências. (1ª votação)

– Agora já temos as bases para o Conselho se instalar e trabalhar auxiliando a melhoria deste setor, afirmou Vidal.

PROJETO DE LEI Nº 078/15,  de autoria do Poder Executivo, que Altera o Artigo 8º da Lei 197/15, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura de Paraty (1ª votação)

– As principais dúvidas já foram sanadas e agora o projeto segue para segunda votação, informou Vidal.




Destaques da Primeira Sessão Ordinária de 2016 da Câmara Municipal de Paraty

Destaques da Primeira Sessão Ordinária de 2016 da Câmara Municipal de Paraty

REQUERIMENTO Nº 001/16, de autoria do Vereador Valceni da Silva Teixeira, Solicita esclarecimentos sobre a manutenção e obras nas estradas rurais das comunidades de Pedras Azuis, Furquilha, Paraty Mirim, Cabral, Rio dos Meros e Taquari.

– Venho recebendo muitas cobranças quanto as condições de nossas estradas nas zonas rurais, não estão querendo asfalto, simplesmente que se tapem os buracos de nossas vias de escoamento de alimentos e transporte da população,  afirmou o Vereador Sanica.

Os Vereadores Picó, Lulu, Zé do Chico e Dr. Fernando também cobraram medidas para atender as populações rurais.

 

REQUERIMENTO Nº 002/16, de autoria do Vereador Luciano de Oliveira Vidal, Solicita  fiscalização para apurar possíveis ilegalidades no transporte coletivo que os alunos utilizam para fazer curso universitário fora do Município de Paraty

– Precisamos apurar o que vem acontecendo no transporte desses alunos, recebemos denuncias de que muita gente que pode pagar esta tirando vaga de quem realmente precisa. Já solicitei ao Diretor de transporte que faça uma auditoria nessa lista de alunos, informou o Presidente da Câmara Luciano Vidal.

 

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 009/15, de autoria da Mesa Diretora, dispõe sobre a estruturação administrativa da Câmara Municipal de Paraty/RJ, Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores, normas de enquadramento e dá outras providências.

– Devido a complexidade do Projeto resolvi  consultar os Vereadores para realizar amanhã (16/02) uma nova reunião para estudarmos mais o assunto e então chegarmos a uma decisão, comentou o Vereador Presidente,Luciano Vidal.