Nome completo: Flora Maria Salles França Pinto
Partido: PT
E-mail: professoraflora2020@gmail.com
Telefone: (24) 3371-7513

Nascida em 26 de novembro de 1956, em São Paulo, Flora Salles França Pinto, conhecida como Professora Flora, mudou-se para Paraty, sua cidade do coração, há mais de 40 anos. Aqui sempre participou ativamente da vida pública e pôde colaborar significativamente à melhoria da educação paratiense. Há mais de 30 anos é gestora escolar e foi diretora do CEMBRA, da Escola da Mangueira e da Pequenina Calixto, além de já ter atuado como diretora da Associação Paraty Cultural, de ter participado de Conselhos Municipais, associação de moradores e instituições do terceiro setor. É uma enérgica defensora da cultura paratiense e, em seu mandato, carrega a preocupação com preservação das tradições locais. A título de exemplo, teve aprovada, em 2022, a lei que declara Patrimônio Cultural Imaterial a Ciranda Caiçara de Paraty, cujo mote é a valorização dos saberes e fazeres tradicionais.

Única mulher a ocupar a cadeira legislativa de Paraty, Professora Flora instituiu, em seu primeiro ano de mandato – 2021 – o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas escolas municipais, além de instituir o Observatório do Feminicídio. Ambas leis comungam do objetivo de dar dignidade às mulheres, bem como mapear as necessidades do público feminino, e combater a violência contra a mulher, seja ela na falta de itens básicos, seja na falta de segurança.
Sua grande referência, a educação, é parte significativa de sua legislatura e deu a ela o entusiasmo de criar a Semana da Educação, o Observatório da Educação – para angariar dados sobre evasão, repetência, distorção idade série – e também criou a lei que institui a Educação Patrimonial como tema transversal nas escolas municipais.
Sua trajetória na Câmara Municipal, portanto, é marcada pela conjunção de temas culturais, educacionais e de pautas das mulheres, bem como o bem estar da população paratiense.

Presidente das Comissões:
Membro das Comissões: