Destaque da 22 º Sessão da Câmara Municipal de Paraty

Indicação 080/2015 – Moradores das comunidades do Rio Pequeno, Serraria e Barra Grande foram ao Plenário da Câmara solicitar apoio aos Vereadores para impedir a criação de uma reserva indígena que os atinge:

– Todos os Vereadores estão solidários a esta reivindicação, é necessário neste momento unir forças e parar este processo com argumentos técnicos, refutando a afirmação de que esta região já foi uma área indígena. Isso não é verdade, trata-se de uma avaliação falsa e totalmente equivocada, afirmou o Vereador Presidente, Luciano Vidal.

Outros Vereadores também se mostraram indignados como o Vereador Sanica:

– Os caiçaras moram há 40 anos ou mais nestas terras e não tem direito a elas, os índios que estão lá ha 15 vão ter direito a elas? Acho isso injusto e vou lutar ao lado das comunidades atingidas por este absurdo.

Outros Vereadores também criticaram a maneira de atuação da FUNAI:

– A FUNAI empurra seus problemas para o Município, basta ver a situação dos índios em Paraty Mirim, é simplesmente degradante. Ela não cuida nem dos 200 que temos aqui, quanto mais dos 700 que pretende assentar. É provável que os índios daqui nem saibam desta nova demarcação, comentou Dr.Fernando.

– Ficamos sabendo agora  que as escolas indígenas estão sem aula por falta de professores, isso é a prova do descaso, disse o Vereador Zé do Chico.

O Secretário de Habitação do Município, Cacau, também se juntou a causa das comunidades e vai participar ativamente do processo:

– O Prefeito Casé me enviou aqui para prestar todo o apoio aos moradores. Legislativo e Executivo estão juntos nesta luta.

Por solicitação do Presidente da Câmara, foi formada uma comissão de Vereadores que vai acompanhar o processo junto às comunidades.  São eles: Dr.Fernando, Picó e Sanica. Na mesma ocasião foi redigido um abaixo assinado que será anexado a todo o processo:

– Vamos a Brasília questionar este verdadeiro absurdo, vamos pedir uma prestação de contas a FUNAI sobre todos os projetos feitos em nossa região, afirmou Vidal.