Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro.

Audiência Pública sobre Gerenciamento Costeiro mobiliza as Comunidades.

Ontem 18/11 no Paço Municipal se iniciou a discussão sobre a implantação do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro. O destaque foi a grande participação das comunidades, principalmente da Prainha que pediu mais fiscalização por parte dos órgãos ambientais quantos aos abusos cometidos contra o meio ambiente por parte de veranistas. O Presidente da Câmara Municipal de Paraty, Luciano Vidal, comentou a reunião:

– É uma discussão que precisa ser iniciada, pois a desordem é total. O Município precisa definir o que quer para o futuro e como deve desenvolver suas áreas turísticas, residências e comerciais, para isso necessita estabelecer uma parceria entre as Comunidades, o Poder Público e os Órgãos Ambientais. Vamos formar um Grupo que vai conduzir essas discussões, afirmou Vidal.

O Comandante da Capitania dos Portos de Paraty, Julio Amaral, fez uma apresentação mostrando como e quais os equipamentos a Marinha possui para atuar na região. Lembrou que o crescimento do número de embarcações no Município dobrou em pouco tempo e que a Marinha vem preparando através de cursos, mão de obra para trabalhar nas marinas que certamente vão proliferar na costeira de Paraty.

Márcio Alvarenga, Presidente da Colônia de Pesca Z18 emocionou os presentes com um discurso enaltecendo a participação dos pescadores na preservação do mar e de praias que circundam Paraty. Alertou para o rigor das multas aplicadas pelos órgãos ambientais que em muitas vezes superam o valor da própria embarcação.

A proposta apresentada pela Audiência Pública foi a de que a Agenda 21 centralize os trabalhos do Grupo de Gerenciamento Costeiro que conta com órgãos Municipais, Estaduais e Federais. A proposta foi aprovada por unanimidade e sem nenhum voto contrário.

Participaram entre outros do encontro :

Vereadores: Sanica , Dr.Fernando, Tekinho e Luciano Vidal.
Capitania dos Portos: Julio Amaral
Parque Nacional da Serra da Bocaina – Thiago Rabelo
APA do Cairuçú – Carlos Felipe de Andrade.
Secretário de Meio Ambiente – Fernando Barbosa
Secretário de Agricultura e Pesca – Pastor Izaques.
Presidente do Conselho e Associações de Povos Tradicionais – Benedito Isaltino
Presidente da Colônia Z18- Márcio Alvarenga
Presidente a Associação de Moradores da Mangueira – Thiago Costa
Condomínio Laranjeira – Sergio Godoy
IPHAN – Dr. Elaine
Associação de Moradores da Ponta Grossa – Sabiá
Agenda 21 – Domingos de Oliveira
Analista do Gerenciamento Costeiro do INEA – Helen Rolin
Associação dos Moradores da Praia do Sono – Jadson dos Santos
Reserva Ecológica da Joatinga – Rodrigo Rocha
No final do encontro foi tirado o Grupo que vai conduzir o Gerenciamento Costeiro:

GRUPO GERENCIAMENTO COSTEIRO – AGENDA 21
Silvio Pacheco – Secretaria de Pesca
Tiago (INEA)
Flávio (APA)
Cristiane (Meio Ambiente) .